@@ Desde Música a Astronomia !Da História a Arte antiga e Contemporânea,Ecologia e Meio Ambiente,Consciência Global,Notícias e também Vídeos sobre vários temas e Jogos! @@

Seguidores Fiéis

Postagens populares

Explosão de estrela gera supernova mais brilhante já vista !

Supernova formada pela explosão da SN 2006gy
Supernova formada pela explosão da SN 2006gy

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, disseram ter testemunhado a supernova mais brilhante de todos os tempos, formada pela explosão de uma estrela cerca de 150 vezes maior que o Sol.

Supernovas ocorrem quando grandes estrelas, de massa pelo menos dez vezes maior que o Sol, explodem e formam o que à percepção humana se assemelha a espetáculos celestiais de fogos de artifício.

A estrela, SN 2006gy, estava a cerca de 240 milhões de anos-luz da Terra, na galáxia NGC 1260, e foi observada pela primeira vez em setembro do ano passado.

A luz da explosão, que lançou ao universo metais e elementos necessários para o nascimento da vida, atravessou essa distância e maravilhou os cientistas por cerca de 70 dias.

Antes que todo o material desaparecesse no espaço, a explosão conformou uma supernova que cientistas disseram ter sido cerca de cinco vezes mais brilhante que qualquer outra já vista.

'Semear o universo'

O astrônomo Nathan Smith, que coordenou a pesquisa conjunta das Universidades da Califórnia, em Berkeley, e do Texas, em Austin, disse que supernovas podem ter sido importantes para "semear" o universo no período de sua formação, ao espalhar elementos necessários para o desenvolvimento de vida.

Segundo os cientistas, outra estrela, desta vez na nossa própria galáxia, a Via Láctea, poderia estar a ponto de explodir, formando uma supernova ainda mais brilhante que a da SN 2006gy.

Eles afirmaram que a Eta Carinae – de massa similar à SN 2006gy, mas bem mais próxima da Terra, a de cerca de 'apenas' 7,4 mil anos-luz – tem expelido grandes quantidades de materiais, como a sua estrela semelhante, pouco antes de explodir.

Uma supernova não ocorre na Via Láctea há mais de 400 anos.

O astrônomo Dave Pooley, da Universidade da Califórnia, afirmou que a explosão da Eta Carinae "seria tão brilhante que poderia ser vista durante o dia, e se poderia até ler um livro sob a sua luz durante a noite".

0 comentários:

Assista meu canal musical no youtube